quarta-feira, 4 de julho de 2007

Em São Paulo

na semana passada, lendo blogs de amigos e de amigos de amigos, descobri que a famosa discussão rio x são paulo continua super viva, até mesmo entre os que gostam das duas cidades. nunca me liguei muito nisso porque, pra mim, todo lugar tem seus prós e contras, gostar ou não depende muito do estilo de vida que a pessoa quer levar.

eu estou em são paulo há pouco mais de 5 anos. nasci em natal e morei até os 18 anos em brasília, cidade que poucas pessoas gostam e eu sempre adorei. quando tive que mudar pra cá, chorei, esperneei e queria voltar de qualquer jeito. um dia, sem motivo específico, me adaptei e comecei a amar são paulo como se sempre tivesse vivido aqui. hoje, não penso em sair, o que não significa que não seria feliz se tivesse que fazer isso por motivos de força maior. por exemplo, acho que me daria bem no próprio rio. ou em belo horizonte, atualmente meu lugar preferido no brasil depois de são paulo.

quando li os posts dos amigos e dos amigos dos amigos, fiquei com vontade de fazer um top 5 com os meus motivos pra amar são paulo no momento. não tenho intenção de tentar convencer ninguém, só curto um top 5 mesmo, ai vai:

1. milo garage: sem dúvidas, a garagem/quintal mais aconchegante de todos os tempos. a pista é uma extensão da minha casa, bato cartão lá ao menos uma vez por semana há quase dois anos. a minha festa preferida é a .mixtape., o guab é imbatível como DJ de róque, merece todos os créditos pelas enormes filas que se formam na porta todo sábado logo depois da meia noite. também adoro a chaka hotnightz, festa da sexta. muita alegria no hip hop e no samba, recomendo demais pra quem gosta desse tipo de música.

2. avenida paulista: fnac, standcenter, itaú cultural, conjunto nacional e a livraria cultura, cinemas por todos os lados, masp, milho e yakisoba de calçada, camelôs, gente. antes achava aquele monte de prédios super agressivos, hoje acho bem bonito. sem contar que a paulista é meu ponto de referência pra fazer qualquer coisa.

3. rua augusta. meu segundo ponto de referência em são paulo. clichê, eu sei, mas não tem como não lembrar de lá quando penso em sair pra beber. meu boteco do coração é o famoso charm, os garçons já sabem meu nome, que prefiro brahma à skol e sempre dão um jeito de arrumar mesa por mais lotado que o lugar esteja. isso sem contar as inúmeras saideiras e o chocolate ou chiclete “de brinde” que ganhamos.

4. chopperia do sesc pompéia: na minha opinião, o melhor lugar pra ver show em são paulo. eles nunca deixam lotar, de qualquer ponto da pista dá pra ver a banda de perto, a acústica é boa, a cerveja não é muito cara e não é permitido fumar lá dentro – os fumantes que me perdoem, mas aquele cheiro impregnado no cabelo e na roupa é horrível!

5. ritz: apesar de não ser meu restaurante preferido – difícil bater a risotteria do alessandro segato -, é com certeza o primeiro lugar que me vem a cabeça quando combino de sair pra comer com qualquer pessoa. a comida é gostosa, o atendimento é bom, os garçons e as garçonetes são bonitos, os drinks são bacaninhas e a filial do jardins é pertinho de casa, dá pra ir a pé. toda vez que vou lá peço o bolinho de arroz de entrada e fico em dúvida entre dois pratos deliciosos, o omelete acompanhado das excelentes onion rings ou o linguini de cogumelos. pra sobremesa, torta de maçã com sorvete, claro. se bem que quase nunca agüento o doce. muito triste.

4 comentários:

Unknown disse...

eu sou suspeita, mas consigo ver beleza em SP. Sem Top 5, com Top 5, esse é ó único lugar do país em que me sinto completa, em vários sentidos. Talvez porque eu não seja uma garota de praia, nem uma garota do campo. Adoro passar férias nesses lugares, mas troco qqer férias dessas por Um dos seus Top 5. Sempre.

Unknown disse...

ps: no meu Top 5 não pode falatar a Livraria Cultura gigantesca do Conjunto Nacional. às vezes tenho vontade de ficar dormindo por lá. =)

Unknown disse...

Oi Ju, é a Talita amiga da Tari... Bom, eu nasci em SP e morei 1 ano no interior, amo minha cidade, mas vou ter que ir pro Rio pra estudar... Nunca houve esse tipo de rivalidade pra mim pq meu pai é carioca e eu vivia indo pro Rio, é uma cidade que amo também. Claro que morando em SP eu desenvolvi um apego específico por vários locais, SP já faz parte de mim, é uma cidade apaixonante demais que eu, com certeza, nunca vou abandonar.

Unknown disse...

amigo é a mayralice! haiuhauiha ei ó eu mto panguá! adoro que vc voltou a ter um blog! YEEEEEEE
festinha!!! \o/
ai, eu adoraria são paulo, deixaria brasacity por essa cidade aí sem pensar duas vezes, hehehehe!!
=**********